Caminhada...
Qualque um, de qualquer idade, pode e merece uma ótima qualidade de vida e desfrutar de coisas que a natureza propõe.Diferente do que muito pensam, não é necessário ficar horas na academia se exercitando, pegando 80/100Kg para ter uma boa saúde.
Acordar cedo, ou aproveitar a brisa do fim de tarde para dar uma caminha, pedalada ou alongar no parque parece uma ideia perfeita, não é?.
Então que tal escolher dias da semana para se dar este prazer e cuidados que você merece?.
Durante muito tempo sentado trabalhando, ou mesmo em pé, suas pernas pesam e por isso quando chega a noite, você fica mais cansado do que realmente estaria se fizesse exercícios diários.
Separe por pelo menos, 1 hora da manhã ou tarde para caminhar, respirar fundo e "esticar as pernas".
Segundo o site Minha Vida, a caminhada controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece. >
Melhora a circulação
Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.
Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

Foto: Joannis Moudatsos
Pulmão mais eficiente
O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica. >
Combate a osteoporose
O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.
Esteira
"Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.


