1 ) Mais hormônios anabólicos circulando no corpo.
Por ser um exercício composto que recruta inúmeros sistemas musculares ao mesmo tempo, o agachamento é capaz de gerar uma liberação aguda de hormônios anabólicos como a testosterona e hormônio do crescimento durante o treino. Isto, além de contribuir para o crescimento das pernas, também pode influenciar no crescimento muscular do restante do corpo.

Agacha!
Agachamento! 7 razões para fazer sem desculpas
Fonte: hipertrofia.org
Todos nós sabemos dos benefícios do agachamento nos nossos treinos, e aqui vamos ver 7 razões para você fazer agachamentos!
O site hipertrofia.org listou:
2 – Mais trabalho em menos tempo.
Séries pesadas de agachamento livre dispensam a necessidade de ficar pulando de máquina em máquina em um treino de pernas. Alias, você terá mais ganhos dando prioridade ao agachamento do que fazendo um treino longo com diversos aparelhos.
3 – Menos lesões, dentro e fora da academia.
O ato de agachar fortalece as articulações e os músculos que envolvem os joelhos, quadris e lombar, diminuindo as chances de lesões em situações que vão desde fazer levantamento terra, erguer um haltere pesado do chão, ajudar um amigo no supino, até trocar um simples bujão de gás em casa.

4 – É o melhor exercício para pernas. Ponto.
Repetir isto nunca é demais: o agachamento livre é o melhor exercício para as pernas, e não importa o que você faça, nada consegue substituir este exercício em termos de construção de massa e força muscular. Então é bom você ter uma desculpa extremamente pertinente para não incluir este movimento em seu treino.
5 – Melhor desempenho em outros esportes.
Pessoas que agacham pesado são mais explosivas, conseguindo pular mais alto e correr mais rápido. Independente de você ser um atleta profissional ou guerreiro de fim de semana, se você agacha pesado, você terá uma vantagem sobre os demais.

7 – Maior força mental.
Cá entre nós, agachar pesado está longe, muito longe, de ser agradável. Entre a dor, vertigens e vontade de vomitar, aqueles que adquirem força mental para aguentar estes sintomas semana após semana, também transferem esta mentalidade para os outros grupos musculares.